Alegria da mãe ou um filho difícil? Etapas do desenvolvimento da personalidade
Muitos pais acreditam que seu filho ainda é pequeno, mas uma personalidade! Aqui o bebê balança os punhos, exigindo uma chupeta … “Ele mostra caráter” – a mãe se emociona.
Ele pintou o papel de parede pela primeira vez … “Este é o processo de auto-expressão de uma pessoa”, exclama o pai com serenidade.
De fato, uma criança não nasce com personalidade; ela tem que seguir esse caminho difícil com sua ajuda.
O que você precisa saber sobre a identidade de cada pai / mãe? Quais são os estágios do desenvolvimento da personalidade e o que você terá que enfrentar? Sobre isso mais.
O que é uma pessoa?
Vamos começar com a própria definição. Este é um conjunto de qualidades individuais que aparecem em uma criança no processo de seu desenvolvimento.
Consciência, força de vontade, talentos, interesses, temperamento, caráter, sentimentos – todas essas características tornam uma pessoa não apenas uma criatura viva e respiradora, mas uma personalidade completa.
Lembre-se das histórias de crianças Mowgli criadas por animais. Eles podem ser chamados de personalidades?
Uma grande marca no desenvolvimento da criança é deixada pelo meio ambiente e pela sociedade.
O que os lobos poderiam ensinar a um filhote humano? Caçar, retribuir, se baterem e fugirem para o buraco, quando o inimigo era mais forte! No mundo das pessoas, tudo é muito mais complicado …
A necessidade de ser percebida como personalidade na criança se manifesta desde a infância. Primeiro, os caprichos e tentativas de controlar seu corpo ainda travesso, depois – brinquedos quebrados e papel de parede pintado.
Mais tarde, o primeiro conflito acontecerá com um vizinho da caixa de areia, primeiro amor e primeira decepção …
O desenvolvimento da personalidade de uma pessoa não para com a graduação ou a puberdade.
Independentemente da idade, as necessidades pessoais de uma pessoa permanecem inalteradas:
- segurança
- a possibilidade de auto-expressão;
- sentimentos (amor, respeito, aceitação);
- pertencer à sociedade (sim, uma pessoa tem um senso de coletivismo, sem família e amigos, se sente abandonada e desnecessária);
- segurança
- satisfação das necessidades fisiológicas.
Quais são os estágios da formação da personalidade?
Este tópico foi do interesse de muitos psicólogos, mas o sistema Erickson e Freud são considerados as gradações etárias geralmente aceitas.
Essa é uma evolução da personalidade com a qual todos os pais devem estar familiarizados, querendo saber o que acontece com o filho.
Sistema de desenvolvimento de personalidade da Ericsson
Eric Erickson é um psicólogo americano popular que propôs sua teoria da formação da personalidade.
Na sua opinião, ele se desenvolve em uma pessoa desde o nascimento até a morte. Segundo Erickson, a formação da personalidade consiste em oito estágios.
1. Confiança / desconfiança . O palco cobre um ano de vida e é durante esse período que a criança deposita confiança ou desconfiança no mundo ao seu redor.
Se houver uma mãe por perto, que embala e chega na primeira ligação, e o bebê não sente desconforto ou dor, o estágio passa facilmente.
Kroha entende que o mundo geralmente é um bom lugar, e as pessoas são criaturas engraçadas e amorosas.
Se o cuidado e a atenção do recém-nascido não são suficientes, ele começa a temer esse mundo inóspito. Ele pode levar seu medo até a idade adulta.
É importante saber que, quando esse estágio for substituído pelo próximo, a atitude da criança em relação ao mundo poderá mudar!
Um garoto crédulo que enfrenta violência pode se tornar retraído e covarde.
Mas o coração da criança ofendida pode derreter se uma pessoa aparecer ao seu lado, que constrói confiança e amor nela.
2. Independência / dúvida . Nesta fase do desenvolvimento humano, aparecem habilidades independentes, este é o segundo e o terceiro ano de vida.
A criança está tentando fazer tudo sozinha, está interessada em tudo. Ele se orgulha de suas realizações e fica chateado se o doce teimoso não quiser cair fora da embalagem.
Se os pais derem liberdade de ação ao bebê, não o limite ou apresse – a confiança em suas habilidades aparece. Tais crianças são mais independentes, desenvolvem-se mais rapidamente.
E agora uma mosca na pomada: se a mãe puxar um pano da criança com as palavras: “Me dê, você espalhará a terra da mesma forma”, e os tutores dizem: “Tão grande, mas você não pode chegar ao pote!” – o bebê sentirá apenas incerteza e vergonha .
Um programa negativo é estabelecido na infância e, ao longo dos anos, apenas cria raízes mais profundas na mente e no coração.
3. Inventividade / culpa . Este tópico é relevante para crianças de quatro e cinco anos de idade. Olha, a criança já sabe muito e recusa orgulhosamente sua ajuda.
Ele está inquieto, constantemente cria algum tipo de diversão (e sim, você nem sempre gosta deles), vive em um mundo cheio de sonhos e fantasias.
Nesse estágio, a tarefa dos pais não é interferir no desenvolvimento, mas incentivá-lo. A criança quer aprender a andar de skate? Ótimo, vamos ao ringue com toda a família!
Vem com seus jogos? Aceite as regras dele e junte-se. Não se esqueça da idade de “quanto”! Não deixe de lado as perguntas da criança. Quanto mais ele aprende agora, mais fácil será para ele no futuro.
Se os pais criam um “filho confortável” que silenciosamente atrai um canto, porque “a mãe está ocupada”, eles cultivam culpa nele.
O garoto logo percebe que suas perguntas parecem intrusivas para os adultos e não querem brincar com ele, porque seus interesses não correspondem aos desejos dos pais e mães “evoluídos”.
Adultos iniciantes e abatidos crescem fora dessas crianças.
4. Complexo de criatividade / inferioridade. O período abrange o ensino fundamental (seis a onze anos).
Foi nessa idade que os meninos primeiro desmontaram o telefone do pai, porque é interessante como funciona, e as meninas são pintadas com batom da mãe, porque querem parecer adultos!
Os alunos mais jovens são caracterizados pelo entusiasmo e pelo desejo de criar! É especialmente agradável receber elogios por seus trabalhos.
Nessa idade, os interesses da criança não se limitam mais ao lar e ao jardim de infância.
Escola, círculos, seções – aqui ele também pode encontrar uma pessoa que será sua autoridade e inspiração ideológica.
Se mamãe e papai consideram os desenhos do jovem artista “malucos” e arrastam a criança que descansa contra a seção de esportes do boxe, que ele odeia com todas as fibras de sua alma, eles matam a personalidade nele.
5. Personalidade / papéis . A notória crise adolescente. Nesta fase do desenvolvimento humano (de 12 a 18 anos), um adolescente tem novas visões de vida, interesses e hobbies.
Nessa idade, a criança é um tipo de idealista que acredita que alcançar a “paz mundial” não é mais difícil do que ganhar os “cinco primeiros” em matemática.
Um adolescente desempenha vários papéis ao mesmo tempo, procurando seu caminho na vida. Os pais bebem valeriana e tentam encontrar um conselho para um adolescente rebelde.
Se nos quatro primeiros estágios o pai e a mãe podem influenciar o resultado de crises no desenvolvimento, agora o papel deles é puramente nominal.
Há 12 anos, o adolescente aprende a confiar e a ser responsável por suas decisões, ou luta diariamente com um sentimento de inferioridade e culpa, e não vai pedir ajuda a parentes, mesmo sob tortura.
É justamente pelo fato de a criança não ter uma relação de confiança com os pais, os psicólogos atribuem a aparência de “identificação negativa”.
Um adolescente escolhe um caminho que contradiz o que os pais gostariam de ver. Chega de más companhias, sociedades informais e futuro criminoso.
6. Intimidade / solidão. Na verdade, a infância terminou, os difíceis anos adultos começaram.
A psicanálise clássica presta pouca atenção a esse período, mas Erickson afirma que durante esse período a pessoa continua se desenvolvendo.
Esse estágio é chamado de “solidão e intimidade”. Não, não estamos falando de sexo agora – muitos conseguem conhecer esse aspecto na adolescência.
Se uma pessoa não se realiza nem no trabalho, nem na amizade, nem no casamento, a solidão se torna seu destino.
7. Desempenho / estagnação . As pessoas dizem brincando: “os primeiros quarenta anos da infância são os mais difíceis” – e, de fato: a crise da meia idade se assemelha à puberdade.
Dúvida, análise da vida de alguém (“O que eu consegui?”), Novos problemas que não são tão fáceis de resolver …
Durante esse período, a maioria já tem filhos – toda a atenção é concentrada neles. Gostaria de evitar os erros de meus pais, de cercar meus filhos com amor e carinho.
Para fazer uma pessoa pequena passar pelos estágios de desenvolvimento mais fácil e com mais confiança do que você. Se o significado da vida não apareceu, a pessoa continua a “queimar” isso.
Uma existência sem propósito é outra indicação de que algum tipo de mau funcionamento ocorreu nos estágios iniciais do desenvolvimento da personalidade.
8. Satisfação / desesperança . Você sabe, a velhice não poupa ninguém. Esse período é importante porque, finalmente, há tempo para reflexão e introspecção.
E as pessoas que percorreram um longo caminho são divididas em duas categorias: aqueles que sentem satisfação e aqueles que sentem desesperança.
Sim, o passado pode ter sido imperfeito, mas você pode conseguir muito, receber e dar emoções positivas, está cercado por pessoas próximas e queridas …
Um sentimento de orgulho e satisfação se espalha na alma pelo fato de que a vida não foi vivida em vão.
Se uma pessoa considera a vida apenas como uma série de erros irritantes e oportunidades perdidas, é tomada pelo desespero e desesperança.
A periodização freudiana do desenvolvimento mental
Provavelmente, apenas os preguiçosos não ouviram falar de Freud. Fundador da psicanálise, um famoso psicanalista austríaco.
Ele também criou seu próprio sistema de desenvolvimento de personalidade, composto por cinco estágios. Você provavelmente já entendeu que o tópico sexo aparece de uma maneira ou de outra em sua pesquisa.
1. O estágio oral . Estamos falando de infância, quando o bebê é completamente dependente da mãe.
A fase oral termina quando a mãe deixa de amamentar. Freud levantou a hipótese de que a duração do período de alimentação também afeta o tipo de pessoa.
Se a criança não teve assistência materna nos primeiros seis meses, ela cresceu como uma pessoa oral-passiva – insegura, dependente, necessitando de aprovação.
As personalidades oral-agressivas são o resultado da atenção insuficiente da mãe de seis a doze meses.
Nos adultos, isso se manifesta no cinismo, uma atitude do consumidor para com os outros, às vezes aumenta a agressividade.
2. O estágio anal . Este período abrange o segundo e o terceiro ano de vida, quando a criança é ensinada ao penico.
De fato, esta é a primeira função conscientemente controlada de seu corpo. Freud acreditava que, dependendo do tipo de tática de treinamento que os pais escolherem, o comportamento da criança será formado.
Os filhos a quem seus pais permanecem persistentemente no “trono” crescem teimosamente, metódicamente, com maneiras de perfeccionistas.
Eles percebem os parceiros como objetos que pertencem a eles. Suavidade, compreensão e pouco exigente – essa tática dos pais ajuda a aumentar a auto-estima do bebê e o desenvolvimento harmonioso da personalidade.
3. O estágio fálico . Certamente todas as crianças do jardim de infância estavam interessadas: por que os meninos “lá” são diferentes das meninas?
Na idade de três a cinco anos, as crianças estão persistentemente interessadas em seus órgãos genitais.
Além disso, eles podem formar os complexos notórios que Freud chamou de complexo de Édipo e complexo de Electra.
No futuro, elas se manifestam no fato de que os homens procuram uma pessoa escolhida, externamente ou em caráter semelhante a uma mãe, e as mulheres buscam a semelhança de seu pai.
De fato, o amor pelos pais do sexo oposto é o primeiro sentimento sério em uma criança.
Se for ridicularizado ou suprimido, no futuro, o menino (menina) enfrentará muitos problemas, incluindo frigidez ou impotência.
4. estágio latente . Esta é a idade de seis a onze anos, uma preparação para crescer.
A criança entra ativamente em contato com o mundo exterior, estuda-o e tira suas primeiras conclusões.
Ele forma um ego e superego. Freud acreditava que aos sete anos de idade a criança já havia se formado como pessoa e, no futuro, apenas aprimorava as habilidades adquiridas.
Ah, sim, segundo ele, os instintos sexuais são inativos durante esse período.
5. O estágio genital . A notória puberdade. O interesse pelo sexo oposto, a consciência dos desejos, desperta na criança.
Freud está convencido de que seu relacionamento no futuro dependerá de como um adolescente se comporta nesse estágio.
Segundo ele, para que um caráter genital normal se forme, um adolescente precisa aprender a assumir responsabilidades, assumir uma posição ativa na vida.
Se, devido a circunstâncias ou educação, ele não puder fazer isso, os problemas começam nas relações com o sexo oposto.
E qual classificação parece mais plausível para você?