A importância dos relacionamentos positivos no local de trabalho

O local de trabalho mantém um papel central na vida de muitas pessoas.

Como a pessoa média passa mais tempo no trabalho do que em qualquer outra atividade diária, é vital que os indivíduos de qualquer organização se sintam conectados e apoiados por colegas, subordinados e líderes.

Na verdade, um contribuidor significativo para o estresse no local de trabalho são os riscos psicossociais relacionados à cultura dentro de uma organização, como relações interpessoais deficientes e falta de políticas e práticas relacionadas ao respeito pelos trabalhadores (Stoewen, 2016).

Embora a exposição prolongada a esses perigos psicossociais esteja relacionada ao aumento de problemas de saúde psiquiátrica e fisiológica, o trabalho é realizado nas relações sociais positivas entre os funcionários.

Assim, se as organizações – e seus funcionários – fracassam ou prosperam, depende muito da qualidade das relações sociais que possuem.

Este artigo examinará a ciência por trás dos relacionamentos positivos no trabalho, a importância das interações sociais positivas e discutirá apenas algumas das maneiras pelas quais a interação positiva dos funcionários pode ser introduzida e incentivada no local de trabalho.

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Este artigo contém:
A ciência por trás dos relacionamentos positivos no trabalho
Quais são os benefícios da interação social no trabalho?
Por que as interações positivas no local de trabalho são tão importantes?
Como promover a interação dos funcionários no local de trabalho?
Uma mensagem para levar para casa
Referências

A ciência por trás dos relacionamentos positivos no trabalho
Os psicólogos há muito identificam o desejo de se sentir conectado aos outros como uma necessidade humana básica, com relacionamentos interpessoais tendo um impacto significativo na saúde mental, comportamento de saúde, saúde física e risco de mortalidade (Umberson & Montez, 2010). Na verdade, os sistemas fisiológicos humanos são altamente responsivos a interações sociais positivas.

Gable & Gosnell (2011) presumiram que os humanos são dotados de redes cerebrais reflexivas separadas para o pensamento social; assim, os relacionamentos íntimos estão ligados à saúde, pois constroem certos sistemas biológicos que podem proteger contra os efeitos adversos do estresse. A pesquisa descobriu que o cérebro libera oxitocina em resposta ao contato social, um poderoso hormônio ligado à confiabilidade e motivação para ajudar outras pessoas no local de trabalho.

Dunbar e Dunbar (1998) sugeriram que quando os indivíduos experimentam dor social no local de trabalho por se sentirem isolados, por exemplo, a região do cérebro que é ativada é a mesma como se a dor física tivesse ocorrido.

Por outro lado, quando os relacionamentos no local de trabalho são caracterizados por cooperação, confiança e justiça, o centro de recompensa do cérebro é ativado, o que incentiva futuras interações que promovam a confiança, o respeito e a segurança dos funcionários, com os funcionários acreditando no melhor uns dos outros e inspirando cada um outro em seu desempenho (Geue, 2017).

As interações sociais positivas no trabalho afetam diretamente os processos fisiológicos do corpo. De acordo com Heaphy & Dutton (2008), as interações sociais positivas servem para estimular a desenvoltura fisiológica, fortalecendo os sistemas cardiovascular, imunológico e neuroendócrino por meio de diminuições imediatas e duradouras na reatividade cardiovascular, respostas imunológicas fortalecidas e padrões hormonais mais saudáveis.

Simplificando, quando os funcionários vivenciam relacionamentos positivos, a capacidade do corpo de construir, manter e se reparar é melhorada tanto no local de trabalho quanto nos momentos de lazer e descanso não relacionados ao trabalho.

Quais são os benefícios da interação social no trabalho?

  1. As interações sociais desempenham um papel essencial no bem-estar, o que, por sua vez, tem um impacto positivo no engajamento dos funcionários. Organizações com níveis mais altos de envolvimento dos funcionários indicaram custos de negócios mais baixos, melhores resultados de desempenho, menor rotatividade e absenteísmo de pessoal e menos incidentes de segurança (Gallup, 2015).
  2. A interação social pode levar ao transbordamento de conhecimento e produtividade de trabalhadores treinados para não treinados, em ambientes de equipe colaborativa ou entre trabalhadores seniores e juniores: particularmente em tarefas e ocupações de baixa qualificação (Cornelissen, 2016). Por exemplo, Mas & Moretti (2009) descobriram que a produtividade melhorou quando os funcionários foram designados para trabalhar ao lado de colegas de trabalho mais rápidos e bem informados.
  3. Os funcionários que estão satisfeitos com a qualidade geral de suas relações no local de trabalho tendem a se apegar mais à organização. Assim, os líderes que encorajam interações informais – como reuniões sociais fora do horário comercial – podem promover o desenvolvimento de relacionamentos mais positivos e influenciar significativamente e melhorar a satisfação dos funcionários (Sias, 2005).
  4. A falta de interação social no local de trabalho pode ter consequências potencialmente negativas em relação ao apoio social. Vários estudos indicaram que a sensação de isolamento que vem dessa falta de apoio social está associada a uma série de consequências negativas para a saúde, incluindo um maior risco de doenças cardiovasculares, imunidade comprometida, aumento do risco de depressão e redução do tempo de vida (Holt-Lunstad et al., 2015; Cacioppo et al., 2011; Mushtaq et al., 2014).
  5. Fortes laços ‘dentro do grupo’ com colegas de trabalho (caracterizados por freqüentes interações sociais) fornecem oportunidades para facilitar o pensamento inovador. De acordo com Wang, Fang, Qureshi, & Janssen (2015), os fortes laços desenvolvidos pelas interações sociais auxiliam os inovadores na busca por inspiração, patrocínio e apoio dentro do ambiente de trabalho.
  6. As interações sociais no local de trabalho ajudam a garantir que todos em um grupo estejam na mesma página. De acordo com Sias, Krone, & Jablin (2002), os relacionamentos entre pares (também chamados de relacionamentos de status equivalentes) representam o tipo mais comum de interação do funcionário.

Esses relacionamentos entre colegas existem entre colegas de trabalho sem autoridade formal uns sobre os outros e atuam como uma importante fonte de apoio informativo e emocional para os funcionários. Os colegas de trabalho que possuem conhecimento – e uma compreensão de – sua experiência específica no local de trabalho têm a oportunidade de se sentirem conectados e incluídos por meio do compartilhamento de informações por meio de interações sociais regulares.

  1. As interações sociais no local de trabalho aumentam os sentimentos positivos auto-relatados no final do dia de trabalho (Nolan & Küpers, 2009).
  2. As interações sociais positivas repetidas cultivam maiores experiências compartilhadas e o desenvolvimento gradual de relacionamentos de maior confiança (Oh, Chung, & Labianca, 2004). Quando existe confiança entre os membros da equipe, é mais provável que eles se envolvam em um comportamento positivo e cooperativo, o que, por sua vez, aumenta o acesso dos funcionários a recursos valiosos.

Os funcionários que se envolvem em interações sociais positivas também tendem a exibir comportamentos mais altruístas, fornecendo aos colegas de trabalho ajuda, orientação, aconselhamento e feedback sobre vários assuntos relacionados ao trabalho (Hamilton, 2007).

  1. As informações coletadas por meio da interação social podem ajudar uma equipe a melhorar coletivamente seu desempenho e a precisão de suas estimativas (Jayles et al., 2017).
  2. A interação social e os relacionamentos positivos são importantes para vários resultados relativos a atitudes, bem-estar e desempenho. Basford & Offermann (2012) descobriram que funcionários em posições de baixo e alto status relataram níveis mais elevados de motivação quando as relações interpessoais com colegas de trabalho eram boas.

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