Como aumentar a conscientização e apaziguar as críticas internas?

Por que a palavra “conscientização” se tornou tão popular? Cada artigo sobre psicologia e desenvolvimento pessoal grita: “Aprenda a estar aqui e agora”.

O que é conscientização, como isso ajuda na vida e por que isso acontece – em nosso artigo.

O que é atenção plena?

Isso é o oposto do automatismo. Por exemplo, você se lembra de como hoje espremeu a pasta de dente em sua escova? Você está envolvido em processos de trabalho ou agindo por hábito? Você se reconhece em todas as ações, não importa quão pequena seja?

A capacidade de estar consciente de si mesmo a qualquer momento é consciência.

A consciência é necessária em todas as áreas da vida: trabalho, vida pessoal, relacionamento com amigos, processos de pensamento e até humor.

O que acontece se você desligar a conscientização?

  • Ansiedade, nervosismo, ansiedade;
  • irritabilidade;
  • inveja
  • incerteza, tendência a escuridão e baço;
  • maus hábitos;
  • isolamento, rigidez;
  • reação inadequada aos outros.

A lista não é impressionante, é? 

Qualquer um dos pontos dificulta a convivência harmoniosa, o relaxamento e a diversão. Se você não está consciente, parece que você não controla sua vida, e é você.

A conscientização é um componente indispensável do autodesenvolvimento

Como aumentar a conscientização?

Meditação

Como um treinamento de atenção plena. Sente-se em uma pose confortável, com as costas planas, ajuste o cronômetro por 15 minutos, feche os olhos e concentre-se na respiração.

Você será distraído por pensamentos: uma geladeira suja, conversas inacabadas, insatisfação com um parceiro ou com você mesmo; suas costas podem repentinamente se tornar um ponto de dor.

Sua tarefa: olhar para esses processos com um olho interno, mas não se envolver neles. Mova toda a atenção para a respiração, concentre-se nela, mudando o foco de pensamentos e experiências estranhas.

Alarmes

Defina você mesmo três alarmes a qualquer hora do dia. Quando eles tocam, distraem-se de tudo o que você faz e se perguntam: “Estou aqui agora? Estou neste momento? Ou preso no passado? Ou voando com sonhos no futuro? “

Controle de bem-estar

Sempre que possível. Tente entender: como está o corpo agora? Que emoções estou experimentando? Estou alarmado ou irritado? O que o levou a essas experiências? E como consertar isso?

Se você sentir que algo está errado, tome uma atitude. Vá lá fora, respire fundo, admita nervosismo emocional para si mesmo.

Relaxamento

Percebendo a tensão, tente sentir: em que parte do corpo estou preso? E relaxe ela. A testa está franzindo a testa, lábios franzidos, bochechas sendo mordidas? Não é à toa: expressões faciais mostram nosso estado emocional.

Mas a boa notícia é que, ao influenciar expressões faciais e condições corporais, você afeta seu senso de si. Sorria, relaxe sua testa. O cérebro achará mais fácil para você e seu humor melhorará.

Com amor próprio

Iniciando o caminho para o desenvolvimento da conscientização, é importante não se sobrecarregar. Você não precisa acordar amanhã de manhã com uma pessoa centrada que controla suas emoções e vida.

Comece com pequenas coisas, não se repreenda se algo não der certo.

Você não começa a treinar o corpo, levantando imediatamente uma barra de 50 quilos. Da mesma forma, aqui. Aumente gradualmente a “carga”, mas sem esforço.

Se você faz algo sem amor, mas à força, não vai durar muito. 

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