Já acordo cansada, por que?

Sentir-se cansado está longe não é muito incomum para seu corpo. Mas quando essa sensação de fadiga ocorre assim que você acorda, é importante analisar as causas para corrigi-la o quando antes.

Já acordo cansada, por que

Essa falta de energia assim que acorda pode ser devido a uma doença, ou somente um sinal de que devemos mudar certos aspectos do nosso modo de vida.

Quantas horas de sono devo dormir para não me sentir fadigado?


Sabia que se esse cansaço pode estar simplesmente relacionado à falta de sono adequado? As necessidades reais se alteram de pessoa para pessoa; Somente você consegue estipular quais são as suas. O normal indicado para um adulto é de 7 a 8 horas (todos os dias), mas na realidade, pode variar entre 6 e 12 horas. Ainda, quanto mais velhos nos tornamos, menos sono iremos precisar. Um bebê, por exemplo, irá precisar, em média, de 15 a 20 horas de sono contra 10 a 12 horas para uma jovem. Outro exemplo, um adolescente normalmente necessita de 9 a 10 horas e apenas 7 a 8 horas são consideradas necessárias para um adulto mais velho. O corpo de uma pessoa idosa precisa, de fato, de muito pouco sono.


Mas como você sabe se tem sono suficiente ou pouco?

Totalmente descansados, devemos acordar sempre de forma natural, sem ajuda externa, como o uso de um despertador. Sendo assim, aproveite suas férias para desativar seu despertador e assim calcular de forma real o número de horas de sono que seu corpo pede, para se sentir bem.

Finalmente, mesmo que você respeite todo dia seu relógio biológico, você pode se sentir um pouco mais cansado quando o despertador acionar. O motivo é de fato simples: você foi acordado durante seu sono profundo, antes de seu ciclo de 90 minutos de descanso total terminar.

Eu durmo mais do que deveria? Ou durmo menos?


Para evitar o cansaço e conseguir acordar sempre bem, é interessante saber se você é bom de cama (no sentido de dormir).

Você precisa de menos sono se:

  • você fica bem depois de uma noite em que dormiu pouco (o pouco aqui considerado seria de 3 a 4 horas);
  • enquanto de férias ou durante os fins de semana, você não dorme por mais tempo do que durante o restante do ano;
  • dormir 8 horas é o máximo que você consegue, em qualquer situação;
  • você não se sente a vontade em ficar na cama, mesmo depois de acordado.


Você precisa de mais sono se:

  • você tem muito pouco problema para conseguir pegar no sono;
  • durante o período de férias ou mesmo nos fins de semana, você costuma dormir muito mais do que durante o restante do ano;
  • dormir 8 horas seguidas não pode ser encarado como algo fora do padrão;


Fique longe da fadiga e durma melhor


Qual é o sentido de tentar dormi mais, se a qualidade do sono não for a ideal? Muitos fatores podem prejudicar seu descanso, mas a boa notícia é que ela pode ser alterada – para melhor!

Excessos


Vá para a cama logo após uma refeição pesada, depois de consumir muito álcool, nicotina ou mesmo depois de tomar cafeína pode perturbar o sono, durante toda a noite, e assim trazer fadiga ao acordar.

Esporte


O esporte sempre foi um poderoso aliado para um bom sono … a menos que seja praticado de forma muito intensa nas três horas antes de ir para a cama, pois pode estimular muito o sistema nervoso, e assim causar fadiga.

O quarto


O quarto deve ser um santuário de serenidade, que deve ser usado apenas para descanso e também para os momentos de intimidade, que, aliás, também é dito como excelente remédio contra a insônia, graças às endorfinas liberadas durante todo o momento!

Para que o quarto seja um bom lugar para dormir, é recomendado que esteja frio, de preferência entre 16 e 19 graus, e isolado de qualquer fonte de barulho e de luz, especialmente se você tiver um sono mais leve.

Um item as vezes esquecido, a roupa de cama, também deve ser sempre nova e com um cheiro neutro. Se este não for o caso, pode ser hora de mudar para evitar que algo te distraia durante o sono. Além disso, se seus colchões já estiverem com quase 10 anos de uso, eles também deveriam ser substituídos.

Ritual anti-fadiga


A rotina anterior a hora de dormir não é apenas indicada para crianças, já que, não importa quantos anos, é necessário avisar o corpo e a mente que já é hora de dormir. Aqui estão algumas regras simples que devemos observar.

O relógio biológico


O mais importante sempre é respeitar seu relógio biológico, definindo todos os horários regulares, do nascer e ao pôr do sol. Trabalho, exercício, banho, tudo deve ter sua hora pré estabelecida.

Não às telas!


O uso constante de telas pode estimular nosso cérebro e assim esconder temporariamente a fadiga de todo o corpo. Em vez disso, você deve ouvir música calma ou mesmo lê algumas páginas de um romance ou revista.

Relaxamento


O lema que deve ser lembrando sempre: relaxe! Esqueça por algum momento todos os pensamentos negativos, e aproveite totalmente este período de descanso para renovar as energias que você precisa para começar o dia seguinte com o pé direito, livre de qualquer fadiga.

Truques para afastar a fadiga e o sono


E se você ainda estiver enfrentando problemas para dormir, aqui estão mais algumas boas dicas que podem eliminar a fadiga e diretamente te deixar mais saudável:.

Melatonina


Também conhecida por todos como o hormônio do sono, ela tem a importante função de regular seu ritmo biológico. Hoje em dia, pode ser encontrada em quase todas as farmácias.

Um chá de ervas


Aproveite todos os benefícios das plantas, como a urtiga, camomila, ou erva-cidreira para diminuir a canseira do corpo.

Um copo de leite quente


Beba preferêncialmente quente, e se for adicionar algo para a doçura, prefira o mel. Este néctar natural reduz o estresse e também induz ao sono.

Um banho morno


Esse simples passo aumenta a temperatura do corpo, e o coloca em modo de descanso. Você pode colocar algumas gotas de óleo essencial de lavanda na esponja, para relaxar ainda mais.

Ar!


Troque o ar do seu quarto, aumentando a velocidade do ventilador, para conseguir um ambiente mais frio.

Meditação


Tente não pensar em nada, e apenas tenha em mente o controle da sua respiração e as sensações que ocorrem em seu corpo para causar fadiga. O momento presente, somente, aqui agora.

E se eu estivesse doente?


A fadiga matinal também pode revelar outros problemas de saúde mais graves:

Distúrbios do sono


É bom saber que não é apenas a insônia que pode atrapalhar seu repouso, já que existem outros distúrbios atrelados ao sono, cerca de 85 segundo a organização sem fins lucrativos Fondation Sleep , da apneia do sono à bruxismo.

Síndrome de fadiga crônica (CFS)


A síndrome da fadiga crônica (CFS) é uma doença muito real, cada vez mais presente, que afeta 1,5% da população mundial, de acordo com estatísticas das organizações que tratam do assunto. É um erro médico comum diagnosticar a CFS se o paciente a sente por menos de 6 meses.

Depressão


Pessoas com depressão geralmente estão sempre carentes de energia, de modo que apenas um pequeno esforço a mais pode-se tornar insuperável, assim a fadiga se torna comum.

Hormônios


Os distúrbios da tireoide, gerados ​​por alguma irregularidade da produção hormonal, quase sempre levam a fadiga pesada, tanto para os homens como para as mulheres.

Alguns outros problemas de saúde também podem levar a falta de energia. Diabetes, doenças cardíacas, infecções do trato urinário, fibromialgia ou até mesmo cânceres; a lista é longa, e procure o médico se achar que possa estar acontecendo com você.

Dicas para se levantar com o pé direito


E não importa qual seja o real motivo do seu cansaço matinal, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar bem o dia, com toda energia possível.

  • Nós proibimos a soneca! Os poucos minutos de descanso não preencherão a falta de sono de qualidade. Muito pelo contrário, este tempo perdido em cochilos irregulares podem atrapalhar seu fluxo de sono a noite.
  • Sempre se estique! Espalhe-se na cama, dê alguns pulos, respire profundamente … É um novo dia que começa, por isso comece com uma atitude zen.
  • Seja sempre positivo! Faça uma lista de todas as coisas bonitas que esperam por você durante o dia, e qual a melhor forma de aproveitá-las.
  • Porque acordar ouvindo o despertador! Levante-se ao ritmo da sua música favorita!.
  • Mantenha-se sempre hidratado! Depois de uma noite de sono, seu corpo provavelmente com falta de água. Desfrute de um grande copo de água quente, misturado com algumas gotas de limão, uma fonte de vitamina C natural, ou um chá verde para tirar as toxinas acumuladas durante a noite do seu corpo.
  • Tome um banho na hora em que se levanta! Um banho quente, irá elevar a temperatura do seu corpo e ligará novamente seu sentido de alerta após este longo período de vigília.
  • Você já viu um despertador natural? Compre um simulador de amanhecer. Esta pequena lâmpada não funciona contra a depressão sazonal presente nos climas mais frios e escuros do ano, mas fará com que você acorde naturalmente. Bom dia!

Fonte 01

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