Como superar a saudade do ex

Você está apaixonada, mas o homem dos seus sonhos não retribui seus sentimentos? Seu relacionamento parece uma crise todos os dias? Depois de um longo relacionamento, seu parceiro de repente começa a falar sobre separação? Essas situações podem mergulhar você em uma crise profunda. A nostalgia não pode ser evitada. Mas com nossas dicas testadas e comprovadas, você pode superar sua paixão e ficar feliz novamente.

O que é o amor?

A nostalgia é a dor que você sente quando um relacionamento amoroso não se materializa ou falha. No passado, as pessoas falavam de desgosto , aflição amorosa ou desgosto quando um amor não era realizado ou em algum momento não era mais correspondido.

Hoje chamamos essa dor de amor-doença. O que soa como um ” problema adolescente ” e trivialidade pode significar profundo sofrimento emocional e tirá-lo completamente do rumo. Afinal, não são apenas os adolescentes que se apaixonam perdidamente um pelo outro.

Acontece com os adultos da mesma maneira. Mas não se preocupe: na maioria dos casos, esse sentimento pode ser superado. Então você continua fortalecido.

No próximo relacionamento, você deixará de cometer certos erros. Isso lhe dá a chance de moldar seus relacionamentos futuros com ainda mais amor e ainda mais no nível dos olhos.

Qual é a diferença entre saudade de amor e dor de separação?

  1. Amor

Em suma, a nostalgia pode , mas não precisa ser , uma separação. A dor do colapso é um tipo de nostalgia .

Você pode sentir saudades de amor sem estar em uma parceria. Esse é o caso, por exemplo, quando seus sentimentos não são correspondidos.

  1. Dor de separação

No caso da dor da separação , o sofrimento está – como o nome sugere – associado à separação do parceiro anterior. O medo da perda surge em você.

Você perdeu …

  • seu amor e parceiro de vida.
  • seu conceito de vida e seus planos futuros.
  • sua segurança emocional.
  • seu status. Você não está mais em um relacionamento, você está solteiro novamente.
  • possivelmente sua segurança financeira.

Leva algum tempo antes de você conseguir se libertar dessa atração e olhar para frente novamente.

Os 3 motivos mais comuns para a falta de amor

Todo mundo se sente diferente. No entanto, existem três ” clássicos ” que muito provavelmente causam amor.

  1. Amor não correspondido

Se o amor permanecer unilateral, haverá sofrimento emocional e dúvidas sobre si mesmo. Quando você está apaixonado, você está em um estado de embriaguez. Hormônios como endorfinas e serotonina levam você a um frenesi de felicidade. Não parece haver mais nada no mundo além dessa pessoa muito especial.

Mas o homem adorado não é necessariamente como você. O amor intenso pode significar sofrimento intenso quando a paixão é unilateral . Portanto, é difícil lidar com uma rejeição. É chato ser rejeitado.

O amor por uma pessoa inalcançável como um músico, ator ou um homem já perdoado também pode causar sofrimento. Você pode conhecer essa situação desde a puberdade : algumas garotas se apaixonam por um professor ou têm uma queda por certos cantores e atores.

Em algum ponto, na maioria dos casos, essas pressões se dissiparão. Então, os sentimentos de amor se concentram em uma pessoa que pode ser alcançada.

  1. Problemas de relacionamento

Existem pontos de atrito em cada parceria. Até certo ponto, isso é normal. Mas se a discussão se tornar permanente, os argumentos prejudicam o relacionamento. Isso é especialmente verdadeiro se inconsistências estão constantemente aparecendo nos mesmos pontos.

Nem todos os casais dominam a transição de estar apaixonado para estar apaixonado. Somente quando o barato inicial diminui é que fica claro se vocês realmente andam juntos. Só então você percebe todos os pequenos erros que seu amigo cometeu.

Se é por isso que sempre há discussões, a dor no coração não demorará a chegar. Não importa se a briga diária é sobre coisas grandes ou pequenas. Talvez você tenha um amassado no carro. Talvez você tenha esquecido de comprar sua bebida favorita ou não tenha tirado o cabelo da pia.

Os argumentos causam estresse. Proximidade, intimidade e segurança não surgem quando as discussões moldam sua vida cotidiana . Em algum ponto, o amor cai no esquecimento e ocorre uma separação.

No entanto, há um lado positivo nisso: você provavelmente não quer desperdiçar sua vida lutando por um relacionamento sem chance . É bom ver que esse homem não é o certo. Dá-lhe a liberdade de se libertar e encontrar outra pessoa.

  1. Separação do parceiro

Uma separação pode surgir por um longo período de tempo, por exemplo, se você entrar em conflito constantemente. Mas também pode (aparentemente) ser pronunciado do nada. Pode haver um novo amor por trás disso. Se isso acontecer, este homem também não era o seu homem certo.

Às vezes, um golpe do destino destrói o relacionamento amoroso. Talvez você estivesse feliz com seu parceiro e uma separação repentina ocorreu apesar do amor .

Vocês se entendiam sem palavras, confiavam um no outro cegamente. Todos que os viram juntos sabiam: vocês são almas gêmeas .

Um acidente ou uma doença grave podem separar os amantes. Então a dor é particularmente grande. Se foi exatamente isso que aconteceu com você, peça ajuda profissional. Isso pode lhe dar força para perceber que o grande e único amor que você experimentou permanece dentro de você. Ninguém pode tirar isso de você.

O que a saudade faz para nós

A perda de um parceiro amoroso muda toda a sua vida. Não há outro evento na vida de uma pessoa que tenha consequências de tão longo alcance. Talvez você esteja lendo este artigo porque acaba de ser abandonado. Então provavelmente haverá um estado de emergência em sua alma.

O psiquiatra Günther H. Seidler, professor da Faculdade de Medicina da Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg , considera ser abandonado pelo parceiro amoroso uma experiência traumática . Isso mostra o quão seriamente o coração partido está.

De acordo com Seidler, os sintomas físicos e psicológicos de pacientes com saudades se assemelham aos de pessoas que sobreviveram à violência, desastres naturais, guerra ou ataques terroristas. Isso parece dramático. E pelo menos no começo é.

Você provavelmente se sente impotente para lidar com a sua falta de amor. Você não pode mudar, desfazer ou mudar a opinião de seu ex-parceiro sobre a separação . Os eventos passam por você. Nada é o que costumava ser. Você fica na frente de uma pilha de vidros quebrados e começa tudo de novo.

Mas esse é exatamente o ponto : você não está apenas em uma extremidade. Você também está em um novo começo. Uma frase maravilhosa vem do poema ” Passos ” de Hermann Hesse que pode lhe dar coragem nesta situação:

E todo começo vive uma magia realizada que nos protege e nos ajuda a viver.

Se você se abrir para a vida e não ficar parado, acabará deixando a separação para trás.

Sintomas típicos de saudade

No caso de uma aguda saudade de amor , você pode

  • não encontre paz dentro. Os pensamentos do seu ex-parceiro continuam girando em sua cabeça. Eles não te dão um descanso.
  • Tendo problemas para adormecer à noite. Durante o dia você se sente cansado e exausto. A dificuldade de concentração torna o trabalho diário difícil.
  • Obtenha perda de apetite ou ânsias de comida. Talvez você seja uma daquelas mulheres que mal consegue escapar da dor . Talvez você não consiga mais parar de comer.
  • possivelmente tem problemas estomacais e intestinais, bem como medo do futuro e ataques de pânico.
  • cair em depressão após a separação ou ter pensamentos suicidas. Se for esse o caso, você precisa urgentemente de ajuda: o melhor é entrar em contato com o seu médico sobre a luta contra a sua saudade. Ele pode encaminhá-lo se necessário para que você possa obter ajuda rapidamente.

Os 4 estágios da paixão

Na maioria dos casos, o amor tem quatro fases . Em última análise, é um processo de luto. O tempo que você precisa para passar de uma fase à outra varia de pessoa para pessoa. Não é uma corrida. Leve o tempo que precisar

1. Negação: Recusando-se a admitir a separação

Seu amigo expressou seu desejo de terminar. Você não pode acreditar no que está ouvindo e cai das nuvens. O fato de seu parceiro realmente querer deixá-lo parece um pesadelo para você. Você não pode imaginar uma vida sem ele. Em seu desespero, você começa a lutar por seu relacionamento.

É assim que você pode reconhecer a fase 1:

  • Você pensa: “ Isso não pode ser verdade! 
  • Você está preocupado apenas com uma pergunta: “ Por quê? 
  • Você está tentando falar com seu parceiro atual. Você é movido pelo pensamento de que ainda pode mudar as coisas e salvar seu relacionamento .
  • Interiormente, você resmunga se perguntando o que deu errado.
  • Você analisa sua parceria ou discute o comportamento de seu ex com seu melhor amigo.

2. Aborrecimento: entre raiva e pensamentos de vingança

Você se sente incompreendido e tratado injustamente. Existem certas coisas que você deseja corrigir. Você pode começar a somar todas as coisas que fez por ele. Ao mesmo tempo, você está com raiva e às vezes pode ter fantasias de vingança.

Essa raiva o impede de cair em depressão.

É assim que você pode reconhecer a fase 2:

  • Você está com raiva e quer confrontá-lo com sua raiva.
  • Você sente a necessidade de consertar certas coisas. É por isso que você aborda os pontos críticos quando ainda há conversas entre vocês.
  • Você gostaria de se vingar dele de alguma forma.

3. Auto-reflexão: Pensando no relacionamento

Em algum momento você começa a analisar seu relacionamento e a lidar com seu papel na parceria. Você ilumina o bom e o mau. Você se torna ciente de seus erros e dos erros dele.

É assim que você pode reconhecer a fase 3:

  • Você percebe que seu relacionamento não foi totalmente positivo. Você percebe os momentos bons e os insatisfatórios.
  • Você sabe disso, embora seja parcialmente culpado pela situação (isso inclui dois). Mas você também sabe que não é o único responsável pelo fracasso de seu relacionamento.
  • Você ainda sofre de amor. Mas você também consegue pensar nos belos momentos com um sorriso.
  • Você está ciente de seus erros. Você quer fazer certas coisas de maneira diferente ou evitar certas coisas em seu próximo caso de amor.

4. Reorientação: Abertura para uma nova parceria ou um novo começo sozinho

Após o exame intensivo de seu relacionamento anterior, você está novamente aberto a algo novo. Isso pode ser a vida de solteiro , mas também pode ser o início de uma nova parceria. Você processou amplamente a dor de cabeça.

É assim que você pode reconhecer a fase 4:

  • Você chora e sofre menos ou quase não mais.
  • De repente, você encontra outros homens interessantes e atraentes novamente.
  • A diversão de flertar retorna.
  • Você começa a namorar novamente e navegar em sites de namoro online.
  • Você aproveita e vive sua vida.

Como superar a sua falta de amor – 3 estratégias para você

Se você está atualmente sofrendo de nostalgia, provavelmente deseja ver o final da fase 4. Não há atalho para as quatro fases. Mas existem certos truques que o ajudarão a passar de uma fase a outra mais rápido.

Chegamos a isso agora.

  1. Aceite o estado atual

Especialmente quando a separação é pronunciada recentemente, o pensamento dói. Mas o limite em seu relacionamento foi traçado. Presumivelmente, isso já está sendo feito há muito tempo. Não adianta investir sua energia em tentativas de resgate .

Você quer seu ex de volta ? Existem certas técnicas que podem ser usadas para fazer isso . Talvez. Não há garantia disso. Se você estiver sendo completamente honesto, saberá por que o é neste ponto. Vocês são definitivamente duas pessoas maravilhosas. Mas vocês não conseguiram ficar felizes juntos.

Quando você o deixa ir, você se abre para essa oportunidade. Em algum lugar lá fora está o parceiro com quem você pode realmente se tornar uma unidade.

Portanto, nossa dica mais importante é: aceite que acabou.

Talvez ajude você a dizer estas frases em voz alta:

  • “ Nosso relacionamento acabou. IM solteiro novamente. 
  • “ Eu aceito que nosso relacionamento acabou. “
  • “ Meu ex-namorado não faz mais parte da minha vida. 
  1. Distraia-se
  • Saia com seus amigos.
  • Encontre um novo hobby.
  • Junte-se a um clube.
  • Vá em uma viagem – mochila, acampamento ou férias com tudo incluído.

O principal é que você não se sente sozinho em suas quatro paredes depois do trabalho. Confrontar-se com novas impressões o ajudará a sair de seu carrossel de pensamentos.

  1. Permita-se ficar triste

Distração é boa para você. Mas os períodos de tristeza também são certos e importantes. Você precisa de tempo para processar o que experimentou emocionalmente. Talvez ouvir canções melancólicas de amor o ajude. Ou assistir a filmes tristes para chorar junto.

Tudo bem : você pode ficar triste. E você pode chorar também. O importante é que você não persista nessa situação.

3 estratégias de especialistas: o que realmente funciona

Você provavelmente está se perguntando qual desses métodos funciona melhor. Psicólogos da University of Missouri St. Louis também investigaram essa questão. Os especialistas acompanharam 24 participantes do estudo entre 20 e 37 anos.

Todos eles tinham um relacionamento de longo prazo de pelo menos dois anos e meio e sofriam de amor.

Os cientistas dividiram os assuntos de teste em quatro grupos :

  • O Grupo 1 deve pensar negativamente sobre seus ex.
  • O Grupo 2 foi encorajado a trabalhar seus sentimentos. Os sujeitos devem perceber que seu amor é algo lindo.
  • O Grupo 3 deve se distrair da dor de cabeça.
  • O Grupo 4 não recebeu nenhuma estratégia.

No experimento, os pesquisadores mostraram aos participantes do estudo fotos de seus ex-parceiros. Eles examinaram as emoções com a ajuda de um EEG.

Resultado: todas as três estratégias funcionam! Eles diminuem a reação emocional dos abandonados às fotos.

É melhor usar a estratégia com a qual você se sente mais confortável. Ou combine métodos diferentes.

As abordagens têm diferentes vantagens e desvantagens que podem ser importantes para você:

  • O primeiro método de pensar negativamente sobre o ex-parceiro de relacionamento reduz a dor de cabeça. No entanto, os sentimentos negativos permanecem.
  • Perceber o amor como algo positivo apesar do fracasso reduz o enjôo. As pessoas do teste conseguem pensar positivamente no tempo que passaram juntas.
  • A distração não afetou os sentimentos em relação ao ex-parceiro amoroso. Mas o abandonado se sentia mais feliz.

O que funciona melhor para você provavelmente dependerá do seu tipo de apaixonado. Certos métodos são mais adequados para você do que outros. Chegamos a isso agora.

Que tipos de amor existem?

Pessoas são indivíduos. Todos processam as experiências de perda de maneira diferente. No entanto, cinco tipos de amor podem ser identificados. Eles mostram como você tende a lidar com a perda de seu outro significativo.

Damos dicas individuais para cada tipo de apaixonado que podem ajudá-lo a passar pelas quatro fases de enamoramento durante este momento difícil.

O tipo realista

Você não deixa o exterior mostrar o quão ruim você é. Em vez disso, você está mostrando força . Você faz seu trabalho e sua vida cotidiana normalmente. Você se comporta com as outras pessoas como se tudo estivesse bem. Se você não o conhece melhor, não notará nada.

Por um lado, você não quer sobrecarregar seu ambiente com suas preocupações pessoais. Por outro lado, você é realista e prático. Mesmo que você sofra, chore e sofra depois de romper com seu parceiro anterior. Você sabe que sua falta de amor vai acabar por conta própria. A vida continua.

Você está ciente de que a hora que virá será difícil. Mas apenas as pessoas em quem você mais confia sabem como você é. Você pode se abrir para eles. Você não quer ser um fardo para eles, no entanto.

Dicas para lidar com a saudade

  • Reserve um tempo para pensar sobre seu relacionamento. Tenha cuidado para não reprimir seus sentimentos.
  • Conscientemente, confie nas pessoas que estão perto de você. Não se preocupe: você não os está incomodando. Eles provavelmente querem estar lá para você e ao seu lado.
  • Canções de amor tristes ou filmes de amor podem ajudá-lo a expressar seus sentimentos.

O cara que sofre

A separação de seu namorado te joga em uma crise profunda. Você não sabe como lidar com isso. Afinal, essa parceria foi o centro da sua vida. Você via seu parceiro como a segunda metade de sua alma. Agora essa unidade está destruída.

Você quase não consegue mais lidar com sua vida cotidiana. Às vezes, seus sentimentos surgem em momentos “ inadequados ”. Pode acontecer, por exemplo, que você comece a chorar no caixa do supermercado ou na frente dos clientes.

Sua auto-estima está baixa. Você se sente profundamente magoado emocionalmente. Você se pergunta por que de repente não vale mais a pena para ele e o que fez de errado.

Dicas para lidar com a saudade

  • Para não se perder no luto, você precisa do apoio de familiares e amigos. Fale com pessoas em quem você confia.
  • Use todas as oportunidades para se distrair.
  • Tente se animar por meio de atividades com outras pessoas. Junte-se a uma associação, faça um curso no centro de educação de adultos ou envolva-se política ou voluntariamente. O principal é que você tenha outros pensamentos. É importante que você experimente momentos positivos na vida cotidiana. É mais provável que você desenvolva depressão por causa do amor e da dor da separação.
  • Para reconstruir sua auto-estima, uma mudança de tipo pode ser útil: peça conselhos! Um novo penteado e uma nova roupa provavelmente são bons para você.
  • Se você se identifica com esse tipo de saudade, pode precisar de ajuda psicológica. Converse com seu médico de família se perceber que não consegue superar a perda de seu parceiro amoroso por conta própria.

O cara bravo

A raiva é uma emoção forte que libera muito poder. Se você pertence a esse tipo de apaixonado, uma coisa em particular o incomoda: a injustiça. Você se sente emocionalmente ferido e seu orgulho ferido. Isso pode levar a sentimentos de ódio em relação ao seu ex. Talvez você queira se vingar dele, se vingar, tornar a vida dele difícil.

Se essas fantasias ou outras semelhantes comandam seus pensamentos, por favor, não se empolgue em perseguir seu ex. Provavelmente, você está fazendo outra coisa de que se arrependerá mais tarde.

Em vez disso, use o poder produtivo da raiva : invista sua energia no trabalho ou em um novo projeto.

Dicas para lidar com a saudade

  • Ganhe força nos esportes. Se você tem sido mais viciado em sofá, mude isso. O boxe é bom. Você pode liberar toda a sua raiva e desabafar apropriadamente. Quando suas emoções se dissiparem, você pode mudar para um esporte de resistência ou experimentar um esporte de equipe. Vantagem: você está com outras pessoas e tem outros pensamentos.
  • Escreva uma carta ao seu ex. Diga a ele tudo que está queimando em sua alma. Sem censura. Você não envia esta carta depois! É só que você pode liberar a raiva reprimida.
  • Redirecione sua raiva de forma produtiva. Comece algo novo. Torne-se autônomo. Comece um novo hobby ou use sua energia para se envolver em uma boa causa. Dessa forma, você considera sua opinião útil e deixa de pensar no seu ex.

O tipo de aceitação

Como um tipo de aceitação, você é calmo e confiante. Você pode dar um passo para trás na situação e ter uma visão panorâmica de seu relacionamento fracassado.

Você percebe que seu ex-parceiro não é certo para você. Você sabe que não adianta se apegar a ele. Sentimentos e harmonia não podem ser forçados a uma parceria. Você sabe que ele não consegue mais imaginar um futuro junto com você. Você está ciente de que sua felicidade está em outro lugar.

Mesmo que você perceba e reconheça tudo isso, você sofre emocionalmente com a separação. Embora você aceite que acabou. No entanto, a dor costuma ser quase insuportável. Você precisa de tempo para chegar a um acordo com o relacionamento fracassado.

Dicas para lidar com a saudade

  • Pense nos erros que você cometeu no relacionamento e quais foram a culpa dele.
  • Pense no que deu errado em seu relacionamento. O que costuma te incomodar e desapontar? Onde você teria desejado ” mais ” dele ? Por meio dessa discussão intensa, você percebe que suas expectativas no relacionamento podem não ter sido atendidas. Você pode ter essa chance com outro parceiro.
  • Envolva-se conscientemente em situações sociais. O contato com outras pessoas o ajudará a aceitar a perda que você sofreu. Converse com seus amigos ou confie em um membro da família. Fazer novos contatos também é útil.

O tipo de repressão

Como membro desse tipo de apaixonado, você está pouco ou nada preocupado com seus sentimentos. Você suprime a dor e ignora a mágoa emocional que sofreu. Além disso, distração é seu nome do meio . Talvez você mergulhe na vida noturna, vá a festas de solteiros ou beba demais.

Você quer esquecer o que aconteceu a todo custo.

Mesmo que seu relacionamento não tenha sido há muito tempo, você ainda está interessado em parceiros sexuais e um novo relacionamento.

Como você não lida com seus sentimentos, leva muito tempo para processar a experiência. Nos momentos de fraqueza, sentimentos de solidão e tristeza surgem do nada. Você não tem ideia de como lidar com isso. Essas emoções oprimem você . Você quer se livrar deles o mais rápido possível.

Já que você basicamente afasta seus sentimentos, acha difícil se abrir para um novo parceiro amoroso. Você está segurando uma parte de si mesmo para não se machucar novamente. Devido à falta de confiança, você exclui proximidade e intimidade. Essas provavelmente são péssimas condições iniciais para seu novo caso de amor.

Dicas para lidar com a saudade

  • Enfrente seus sentimentos, pelo menos de vez em quando. Tristes canções de amor podem colocar você em contato com suas emoções. Permita suas lágrimas. Parece paradoxal: mas é exatamente assim que você pode combater sua saudade de forma particularmente eficaz. Ele desaparece se você lhe der o espaço de que precisa.
  • Fale sobre o fim de seu relacionamento e suas emoções. Tente colocar em palavras o que está acontecendo dentro de você. Se você não confia em sua família e amigos o suficiente, mantenha um diário. Ninguém precisa ler suas postagens.
  • Evite sexo, álcool e drogas. Eles o distraem, mas você não lida com o que experimentou. Quebre esse padrão. Somente quando você encontra uma maneira de pensar sobre seu relacionamento fracassado, você está realmente aberto e pronto para um novo homem.

Que tipo de apaixonado sou eu?

Não tem certeza de que tipo de apaixonado você é? Melhor pensar em seus relacionamentos anteriores: como você conseguiu lidar com a perda e deixar sua dor de cabeça para trás? Você pode notar um certo padrão .

Talvez você trabalhe como um animal na maior parte do tempo. Ou você usou o tempo após o fim do relacionamento para enfrentar um projeto que queimava sob suas unhas? Então você pode ser um tipo realista ou um tipo supressivo. Você pode ter passado semanas chorando. Isso sugere que você tende a ser do tipo que sofre.

A maioria das pessoas são de tipos mistos. Então, se você não se vê cem por cento em lugar nenhum, tudo bem também. Em seguida, siga as dicas sobre os tipos que provavelmente se aplicam a você.

Quando a dor de cabeça finalmente acabou?

Alguns dizem que um relacionamento leva o dobro do tempo para ser processado. O psiquiatra Günther H. Seidler indica um período de um a dois anos para o amor . No entanto, as pessoas processam as perdas de maneira diferente. Talvez você esteja indo mais rápido ou precise de mais tempo.

Isso depende de diferentes fatores :

  • Se você for uma pessoa muito independente, pode achar mais fácil superar uma separação . Este é principalmente o caso se você for do tipo tolerante ou realista.
  • Você alinhou sua vida muito ou completamente com seu antigo amante? Então, provavelmente, você levará mais tempo para superá-lo. Isso geralmente se aplica a pessoas que pertencem ao tipo de amor sofredor, raivoso e repressivo.
  • Você tinha planos mútuos para o futuro e a perda veio do nada? Então, o fim do relacionamento o desvia de maneira particularmente forte.

É melhor não se colocar sob pressão: leve o tempo que você precisa. Certifique-se, entretanto, de lidar de forma construtiva com o fim de seu relacionamento . Leve o seu tempo para lamentar. Mas não mergulhe em seu desespero.

Se você está sobrecarregado com a situação sozinho, procure a ajuda de um especialista. Este pode ser um especialista em relacionamento que pode ajudá-lo cara a cara. Ou peça ao seu médico de família que o encaminhe a um psicólogo ou terapeuta.

Desejamos a você muita força e esperamos que nossas dicas possam ajudá-lo. Você merece o amor da pessoa certa!

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