Como controlar sua raiva

Homem com raiva

A raiva não é algo para se envergonhar. É tão natural quanto medo, riso, amor ou tristeza. A raiva faz parte de nós mesmos, mas essa parte às vezes leva a grandes problemas.

Natureza da raiva

Quando sentimos perigo, irritação ou encontramos outro obstáculo, nosso cérebro ativa a produção de adrenalina no corpo. É esse hormônio que nos deixa furiosos e desejando vingança cruel.

Apareceu conosco pelo motivo mais simples – devido à necessidade de autodefesa. A raiva, cuja psicologia é surpreendente, pode transformar em uma máquina assassina a pessoa mais calma e pacífica.

É por isso que vale a pena prestar atenção em aprender a controlar a si mesmo e a seus pensamentos.

Do que somos capazes?

Nesse momento em que estamos com raiva, podemos fazer as coisas das quais nos arrependeremos por toda a vida.

Alguém pode dizer tudo o que pensa e tinha medo de dizer antes. E alguém, pelo contrário, dirá algo que ele nunca pretendeu dizer em sua vida. As consequências da raiva são individuais.

Deixando a raiva penetrar ainda mais fundo, começamos a perder o controle. Você já ouviu esse termo como um viciado em adrenalina?

Essas pessoas não podem viver sem adrenalina, eles negam o controle da raiva. Geralmente, os viciados em adrenalina gostam de esportes radicais, mas podem sentir raiva.

O próximo termo, provavelmente, também é conhecido por você – o estado do afeto. Nele, uma pessoa é tão rendida à agressão que não consegue entender como controlar a raiva.

Isso é bastante sério, porque o estado de afeto é considerado no litígio. O autocontrole nesses casos é simplesmente impossível.

Tudo isso parece assustador, mas se você parar no tempo, nunca terá que experimentar algo assim em si mesmo.

É por isso que o artigo que você está lendo está sendo escrito – aprenda a controlar sua raiva. Como controlar sua raiva? Vamos descobrir!

homem demonstrando raiva
homem demonstrando raiva

Estágios de raiva

Para controlar sua condição, concentração e força de vontade são suficientes. Mas se você se permitir ir longe demais, o fogo da raiva obscurecerá sua consciência, condenando-a a consequências imprevisíveis.

Para entender exatamente o que fazer no seu caso, recomendamos que você divida sua raiva, cuja psicologia está se tornando cada vez mais clara, em certos estágios. Seus rostos estão muito embaçados, mas você os sentirá, não hesite.

1. A primeira etapa

Reconheça a raiva, ressentimento ou irritação. Tal emoção pode causar uma mosca zumbindo acima de sua orelha e uma garota batendo acidentalmente em você na rua. Resistir ao primeiro estágio da raiva é bastante simples, qualquer pessoa sem preparação, mesmo uma criança, é capaz disso.

2. A segunda etapa

Se aquela mosca zumbindo o morde, e a garota da rua, além do tapa, derramar café em você, você mergulha em um profundo abismo de raiva. Você quer bater com essa maldita mosca e usar a agressão como resposta ao café quente. Um desejo de vingança e justiça desperta em você.

Você pode lidar com isso da mesma maneira que no primeiro estágio, mas o processo em si não será tão fácil.

3. Terceira etapa

Por causa de uma picada de mosca, você começou a sentir uma coceira e vermelhidão selvagens, e o café acertou seu novo iPhone! Bem-vindo ao terceiro estágio, no qual você jurará e xingará veementemente este mundo injusto.

Você realmente não vai querer justiça, mas a vingança mais cruel. A gerência da raiva está se tornando mais relevante!

Lidar sozinho com esse estágio é muito difícil, porque o irritante se torna difícil de justificar por causa dos danos.

Mas mesmo entre os conselheiros, muitos dizem que “bem, sua raiva é justificada, ele pode ser entendido”, o que não vai ajudá-lo.

Você pode aprender a controlar sua raiva nesse estágio no próximo capítulo, e passamos para o último, quarto estágio.

Homem tipico bruto
Homem tipico bruto

4. A quarta etapa

Aconteceu que a mosca o infectou com uma doença particularmente grave e agora está descaradamente afetando em seu rosto, como se estivesse rindo. E aquela tola que serviu café no seu iPhone acabou sendo a amante do seu marido, que agora olha para vocês dois.

Você prevê esta explosão?

O quarto estágio da raiva é impossível sem uma escalada especial da situação do lado do estímulo. Além disso, deve ser algo que apenas derrube o chão debaixo dos seus pés. Algo inesperado e aterrorizante.

Também pode ser uma longa repetição da mesma ação irritante – tal efeito na psique pode facilmente causar um fluxo explosivo de raiva e indignação.

É no quarto estágio da raiva que o estado de afeto pode ser atribuído, porque o amargor em tudo no mundo simplesmente enlouquece. Ajuda externa não é o que se deseja, é indispensável.

Como lidar com isso? Parte 1

Vamos começar com as explosões mais inofensivas de raiva. Suas razões são geralmente insignificantes e, portanto, se você definir o objetivo de aprender a controlar emoções, será um ótimo começo. Como o primeiro e o segundo estágios estão muito próximos, consideraremos os mesmos métodos de luta para eles.

1) Análise de suas emoções

A raiva, cuja psicologia é quase compreensível para você, é uma cobertura para outras emoções. Tais podem ser inveja, ciúme, decepção.

Compreender as verdadeiras causas de seus sentimentos é um fator-chave na luta contra eles. Analise a si mesmo e a isso, depois sinta. Então você encontrará a resposta.

2) Pense nos resultados.

Embora a raiva não tenha tomado sua mente, pense no que a nova escalada do conflito levará. É improvável que sua raiva estabeleça relações com o agressor ou anule sua culpa. Para tais propósitos, é melhor usar o diálogo, mas não xingar.

3) Veja tudo do outro lado

Lembrando a garota que serviu café em você, vale a pena considerar o motivo desse incidente. Foi um acidente?

Provavelmente sim. Mas então injustifica o ponto de estar você ficar bravo com ela? Você mesmo poderia estar no lugar dela. Tais pensamentos podem levar a isso.

4) Procure os profissionais

Esses problemas podem afetar nossa vida. Especialmente em termos de motivação. A mosca mordeu? Obrigado por me lembrar que é hora de comprar um mosquiteiro na janela.

Perdeu sua camiseta favorita? Tempo de compras! O controle da raiva não parece mais irreal.

Mesmo que as vantagens sejam bastante duvidosas (eu usaria essa camiseta por pelo menos mais um mês!), O pensamento positivo permitirá que você se acalme.

Às vezes, vale a pena convencer-se de uma estupidez inocente do que inflar uma briga séria.

5) Converse com o infrator

Imagine que tudo isso não aconteceu com você e tente entrar em um diálogo neutro com o ofensor. Entenda os motivos dele, a razão do ato que o irritou. Se nenhum de vocês procurar conflito, essa conversa levará a uma verdadeira paz.

Como lidar com isso? Parte 2

O terceiro estágio da raiva. Ela já é perigosa para você e para o agressor. A agressão pode interferir no pensamento comum; portanto, é necessária uma abordagem especial. Já nesta fase, é importante saber como controlar sua raiva.

1) Volte

O ofensor agora faz com que você só queira jogar algo pesado diretamente na direção dele. É por isso que é melhor se afastar e ficar o mais longe possível. O aborrecimento deve deixá-lo no momento em que você esfriará.

Raiva, psicologia, ameaça – você não deve se preocupar com nada, apenas tem que sair de perto.
Quando a raiva da fúria passa e apenas a raiva sentida permanece, você pode deixar seu abrigo ascético e iniciar uma conversa.

Assista seu nível de raiva. Se ele amenizar, nada virá de você.

2) Respire

Você se acalmou, mas quer gritar e bater os punhos contra a parede? Você precisa se acalmar com urgência, a técnica de respiração profunda pode perfeitamente ajudar com isso.

O oxigênio acelera os processos do seu corpo e libera adrenalina rapidamente. Além disso, técnicas de respiração são usadas na meditação, que é exatamente o que você precisa agora.

Sente-se e sinta os pulmões cheios de ar. Solte lentamente esse ar e, novamente, respire rápido, confiante e com oxigênio. Se isso o ajudar, imagine como, a cada respiração, libera toda a negatividade e raiva de si mesmo.

Repetir isso várias vezes proporcionará um alívio claro. Você pode tentar esta técnica não apenas em solidão. Mas, neste caso, esteja preparado para o olhar surpreso do seu agressor em resposta ao seu chug confiante.

3) Despeje a raiva em outro lugar

A raiva pode aumentar tanto que é impossível se acalmar e se recuperar. Quero derramar tudo o que acumulou, mas onde? A melhor escolha seria um saco de pancadas e alguns socos.

Depois de proteger suas mãos de ferimentos, permita-se exalar com confiança toda a sua amargura. Se você não é fã de artes marciais, o exercício regular ajudará. Idealmente, vale a pena ir à academia, mas se você não conseguiu, caia no chão e comece a fazer flexões.

Não é apenas útil, mas também eficaz. Os hormônios do estresse queimam gordura. Parece tentador, não é? A raiva pode ser assim bem aproveitado.

4) Conte até 10

Uma das táticas anti-raiva mais comuns é contar até 10, até 50, até 100. Parece loucura, mas funciona! Além da raiva, essa técnica ajuda a focar e suportar a dor. Qual é o segredo dela?

Quando você pensa, seu cérebro muda de uma situação crítica para o processamento de números. Isso é especialmente eficaz ao contar de trás para a frente – 100, 99, 98, 97 … Hormônios do estresse, adrenalina deixam de ser produzidos. O corpo entra em outro modo.

A conta pode ser usada tanto em solidão quanto em contato direto com o agressor. Tudo depende do seu foco e autocontrole.

Como lidar com isso? Parte 3

Um estado de raiva incontrolável ou um estado de afeto é perigoso para você e tudo o que o rodeia. Você não consegue entender como controlar a raiva; portanto, é melhor ter um amigo ou uma pessoa próxima a seu lado que o protegerá da imprudência.

Mas na maioria dos casos, enfrentamos problemas individuais, temos que pensar por nós mesmos como lidar com nós mesmos e com o problema. Em tais circunstâncias, você precisa confiar apenas em si mesmo.

1) Executar

Já o aconselhamos a se afastar, mas, nesta fase da raiva, a fuga do ofensor é simplesmente necessária. Em um estado de raiva, você não pode fazer isso, mas quando sentir a tempestade crescendo dentro de você, pegue tudo e corra o mais longe possível.

Um local ideal seria um grande espaço vazio, como um campo ou uma academia. Em uma cidade, pode ser um pátio vazio ou uma praça noturna deserta. Não corra para a sala com objetos se não souber controlar a raiva. Você pode começar a bater em móveis e utensílios, dos quais se arrependerá mais tarde.

2) Gritar

Há muitas pessoas no mundo que gostam de gritar. Eles sobem no telhado, saem para a varanda, saem para a natureza e … gritam! O ponto principal de suas ações é que, com um grito, liberamos a raiva. E você sabe, isso faz sentido.

Tente fugir e apenas grite. Se você não quer envergonhar os outros, grite com o travesseiro. Seu objetivo é sentir nas cordas vocais todo o poder do seu grito, sua raiva. Isso reduzirá o grau de brilho e dará vida a você mesmo por um curto período de tempo.

Conclusão

A raiva pertence àquelas emoções que nunca podem ser erradicadas. Você precisa se adaptar a ele e aprender como lidar com isso.

Usando uma análise de suas emoções e uma variedade de técnicas calmantes, você pode se livrar do medo de se libertar e cometer algo inaceitável.

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