8 dicas para superar a depressão após a separação

Mulher estudando e lendo

Não é incomum sentir-se deprimido e triste depois de um rompimento. Mas se você ficar nesse estado por um longo período de tempo, a depressão pode estar por trás disso. Este artigo mostrará como saber a diferença entre a saudade de amor e a depressão pós-separação. E daremos dicas sobre onde encontrar ajuda.

O que é depressão?

A depressão é uma doença mental séria . Isso pode ocorrer em qualquer idade. Ela ocorre com frequência especial entre as idades de 30 e 40 anos. As mulheres são afetadas duas vezes mais que os homens.

Estes são os sinais de que você reconhecerá a depressão

Estes são apenas alguns dos muitos sinais. Nossa pequena lista deve ajudá-lo a avaliar se você pode precisar de ajuda (profissional).

  • Tristeza : Seu humor está deprimido há muito tempo.
  • Desânimo : você se sente triste, vazio e deprimido.
  • Desinteresse : Seu interesse por hobbies desapareceu.
  • Apatia : é difícil para você, desperte.
  • Sem alegria : nada é mais divertido para você.

Além disso, podem ocorrer sintomas físicos como insônia, perda de apetite e dor.

Depressão ou amor – em que diferem?

Acima de tudo, a duração do seu estado emocional pode ajudá-lo com uma avaliação inicial. Você se sente triste e apático por meses ou mesmo anos? Então, o risco de depressão é grande.

Ou você ainda pode ser feliz com os outros na dor da separação ? Você fica satisfeito quando, por exemplo, faz um bom trabalho? Você está fazendo planos para o futuro? Episódios mais curtos de tristeza e lágrimas são ” normais “.

No entanto, a depressão se manifesta em diferentes níveis de intensidade . Com as formas subdepressivas , é particularmente difícil dizer a diferença em relação à dor de separação ” normal “. Por isso, gostaríamos de incentivá-lo a buscar ajuda profissional em caso de dúvida. Existem terapias antidepressivas que podem ajudar.

Quanto tempo dura a depressão após uma separação?

A tristeza que você sente depois de um rompimento nem sempre é uma depressão. Você está passando por um período de luto. Você teve um relacionamento com alguém de quem gostava. Talvez fosse até o seu maior desejo passar a vida com ele.

Independentemente do que levou à separação , dói ver esse sonho fracassar.

Cada despedida ocorre em diferentes fases. É parte e importante que você permita seus sentimentos. Ficar triste e chorar ajudará você a processar o que passou.

Quanto tempo você precisa para poder olhar para a frente novamente depende de uma série de coisas. Por um lado, importa quanto tempo durou seu relacionamento. Em segundo lugar, depende de quão profundos são seus sentimentos por seu ex-parceiro .

Quanto mais tempo você está um casal e quanto mais intenso o amor, mais tempo você deve se dar para deixar ir.

Você também pode ter alguma esperança secreta de que eles possam tentar novamente. Na maioria dos casos, não funciona. Uma vez que a separação é pronunciada, geralmente acaba. Você sabe melhor quantos argumentos e discussões precederam esta etapa.

Portanto, se você se agarrar a essa possibilidade: deixe-a de lado. Caso contrário, você prolongará o processo de luto. E isso não é bom para você.

Aproveite o tempo para entrar em si mesmo e processar o rompimento com seu ex . Você consegue!

Maneiras de sair da ” depressão ” após uma separação

Provavelmente em sua paixão às vezes você deseja que uma máquina do tempo encurte esse tempo doloroso. Mas lidar com seus sentimentos é uma parte importante do processo de luto e enfrentamento. Não há atalho para isso. Soltar só funciona quando você processa o que experimentou.

Talvez a coisa mais importante: por um lado, você deve lidar com seus sentimentos e levar algum tempo para processar a separação . Por outro lado, é importante que você não entre em tristeza e, possivelmente, em um estado de depressão. Isso tornaria a dor e o tempo sombrio ainda mais longos.

Existem também algumas coisas que você pode fazer ao lidar com a tristeza e a depressão para, pelo menos, se sentir um pouco melhor. Reunimos oito dicas para ajudá-lo a processar o que vivenciou.

8 dicas para evitar depressão após o rompimento

Uma separação é uma experiência decisiva. Nada é como antes. Algumas pessoas são mais sensíveis a isso do que outras. Se você é uma pessoa muito vulnerável, alguma vigilância é boa.

A depressão pode realmente ser desencadeada por essa crise pessoal.

Os fatores de risco incluem:

  • pouco contato social,
  • Desemprego e
  • Abuso de álcool e drogas.

Existem certas coisas que você não pode mudar: Você não pode voltar no tempo . Você não pode desfazer erros.

Mas você pode influenciar sua vida aqui e agora.

Um olhar sobre os fatores de risco mostra ao mesmo tempo o que o faz olhar para a frente novamente: Contatos sociais, uma ocupação significativa e distância de drogas e tóxicos. A dor pode diminuir temporariamente. Mas depois da intoxicação, ele retorna. Isso não vai te fazer bem. Apenas mais problemas.

Melhor tentar nossas oito dicas . Esperamos que você logo perceba que ser solteiro tem inúmeras vantagens a oferecer, além de certas desvantagens.

1. Obtenha ajuda

Vamos começar com o mais importante. Se você suspeita que pode estar deprimido , não deixe de entrar em contato com seu médico de família. Pedir ajuda ou admitir medos não é uma fraqueza.

Quanto mais cedo você puder se esclarecer , melhor. Se a sua suspeita for verdadeira, um terapeuta ou psicólogo estará ao seu lado e o ajudará a lidar com a separação de seu ex.

Se for um “ alarme falso ”, você está tranquilo. Então você pode descartar a depressão e se concentrar em seu trabalho de luto.

2. Mostre seus sentimentos

Seus amigos e familiares querem estar ao seu lado quando você se sentir mal. Portanto, não há motivo para se conter com sua tristeza, solidão e decepção. Compartilhe seus sentimentos com pessoas em quem você confia.

Se você simplesmente permitir que as emoções sejam neutras, elas desaparecerão por si mesmas.Após apenas 90 segundos, sentimentos como raiva, tristeza ou desespero se dissiparão por si mesmos. Se você tentar suprimir seus sentimentos, estará, de certa forma, artificialmente mantendo-os vivos.

Você não pode se esconder de suas emoções .

Se você compartilhar, pode ser incrivelmente libertador! Isso o alivia e faz você se sentir menos sozinho e solitário. Tente!

3. Lide com seus sentimentos

Depois de uma separação, geralmente há dias mais fáceis e mais difíceis. Ontem tudo parecia estar ” bem “. Hoje seu desespero é grande novamente. Essa confusão de sentimentos não é incomum. É provável que você alterne emoções de raiva, mágoa, decepção e desamparo.

Para trazer ordem de volta aos seus pensamentos, você precisa de tempo para si mesmo. Permita seus sentimentos e lide ativamente com eles. Você pode fazer isso, por exemplo, escrevendo um diário.

Escrever uma carta para o seu ex é ainda mais eficaz.

Não, você envia esta carta não de quando ela terminar!

Esta é apenas uma ferramenta para ajudá-lo a esclarecer seus pensamentos e sentimentos. Um efeito colateral positivo: você finalmente pode contar a ele tudo o que ainda está em sua mente. Não filtrado. Ele nunca vai ler isso. Portanto, você não precisa se conter.

Isso o ajudará a processar a saída de seu ex-parceiro em seu próprio ritmo.

Você pode escrever várias cartas para ele, se quiser. Você provavelmente notará que o conteúdo e provavelmente também o tom mudam com o tempo. Em primeiro lugar, a raiva e a decepção, possivelmente o desespero, provavelmente estão em primeiro plano. Para explicar o desejo, e as coisas ” retificar “, também podem ser grandes.

Em algum momento isso dá lugar a uma certa distância . Mais tarde, há um sentimento de gratidão pelos belos momentos. Então você quase conseguiu. Romper é um processo .

4. Não se culpe sozinho

Quando um relacionamento falha, nunca há apenas uma pessoa para culpar. Isso inclui pelo menos dois. Portanto, você não deve colocar a responsabilidade sobre si mesmo.

Com toda a probabilidade, vocês dois cometeram erros. Isso não pode ser alterado agora.

Mas você pode tirar algo dele para o futuro. Dê uma olhada discreta no motivo da separação e no seu papel na parceria . O que você fez bem O que não? Da perspectiva de hoje, o que você gostaria de fazer diferente e por quê?

Esta reflexão ajuda você a abordar seu próximo relacionamento de uma forma ainda mais amorosa e reflexiva .

5. Reconstrua sua auto-estima

Dói ser abandonado. É um amortecedor para a auto-estima. Você pode sentir dúvidas de vez em quando. Isso pode ser visto em perguntas como: “Não valho a pena?”, “O que há de errado comigo?” Ou “Por que ninguém me ama?”

É importante reconstruir sua auto-estima.

Lembre-se: você não é o único culpado! Tenha uma visão panorâmica de seu relacionamento. Você certamente encontrará erros em ambos os lados. Você também pode descobrir que evoluiu ao longo dos anos. Talvez não na mesma direção. Há casais que se separam silenciosamente.

Você é uma pessoa adorável, independentemente de seu ex ter terminado ou não com você. Vocês simplesmente não eram a pessoa certa um para o outro.

6. Não se retire

Provavelmente é fácil dizer. Após a separação, você pode querer nada mais do que se esconder. Só não fale.

Mas isso seria um erro. Isso aumenta o risco de escorregar da tristeza para a autopiedade ou depressão.

Direita agora você precisa de sua rede de familiares, amigos e conhecidos. Eles o seguram, ouvem e o distraem. O contato ajuda você a lidar com sua dor e sentimentos de solidão.

Outras pessoas também têm suas preocupações e necessidades. Se você os ouvir, esquecerá seus problemas por um tempo. A confiança deles mostra que você é necessário e amado. Isso o ajudará a reconstruir sua auto-estima.

7. Faça algo

Uma vida ativa mantém você ocupado. Ao mesmo tempo você vivencia belos momentos na vida cotidiana, fica distraído e com seus pensamentos não apenas durante a sua separação. Arrume seu apartamento e o melhor de tudo agora mesmo. Quanto menos você se lembrar do seu ex, melhor. Você precisa de distância .

Visite sua família. Saia para jantar com seu colega favorito. Envolva-se na ajuda da vizinhança. Ou pratique esportes. Você pode ter brincado com a ideia de mudar sua dieta e viver com mais saúde no passado. Agora é uma boa hora para isso.

Atividades culturais, como ir a concertos, um desvio ao museu ou um passeio pela cidade, darão a você novas ideias.

8. Estabeleça novos hábitos

Estruturas criam hábitos e hábitos lhe dão estabilidade . Como você traz um novo hábito para sua vida? Coloque um plano em ação. Pode ser algo que está em sua mente há muito tempo. Por exemplo, inscreva-se no ginásio. Ou faça um curso de línguas. Experimente um esporte coletivo como basquete, handebol ou futebol. O principal é que você tenha um objetivo e não se cale. O compromisso terá um lugar permanente em sua agenda.

Você conhecerá novas pessoas por meio de atividades em grupo. Isso ajudará você a se concentrar em novas experiências. Os contatos sociais protegem você de cair na depressão.

Conclusão: o que você pode fazer se tiver depressão após uma separação?

Após o fim de um relacionamento, sentimentos de tristeza, solidão e momentos de depressão não são incomuns. Se a dor e a sensação de desesperança persistirem por muito tempo, você deve falar com um médico que você confia para estar do lado seguro. Uma depressão após a separação é bem possível.

As situações de separação vão para os rins. Talvez você seja uma pessoa muito vulnerável e sensível. Então, pode ser mais fácil para você aceitar a despedida de seu ex com apoio externo.

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